Plano de Manutenção, Operação e Controle, mais conhecido como PMOC, é um documento renovado anualmente, e fundamental para a manutenção da qualidade do ar de ambientes climatizados, e é obrigatório por lei (13.589) para edificações que possuam capacidade térmica igual ou superior a 60.000 BTU/h, devendo ser renovado anualmente, além de estar acompanhado da sua respectiva ART, e Análises de Qualidade do Ar dos ambientes climatizados.
Profissionais habilitados (Eng. Mecânicos(as)) são os responsáveis pelo desenvolvimento deste documento tão importante principalmente para edificações como hospitais, consultórios, escolas, prédios administrativos, entre outros. Para o desenvolvimento do PMOC o profissional deve seguir os pontos mencionados na Lei 13.589, Portaria 3523, Normas Regulamentadoras vigentes, e manual dos equipamentos.
Já a Análise de Qualidade do Ar (AQA) é desenvolvida por laboratórios especializados, e devem seguir a Resolução nº09 da ANVISA, sendo necessária ser renovada a cada 6 meses, e anexada ao PMOC, o qual deve ser impresso e deve estar presente na edificação.
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